quinta-feira, 5 de junho de 2014

CAPSI na Reunião do CONSEPE/UNAMA

No dia 02 de junho de 2014 foi emitido o Ato Especial Nº 478/2014, que me designava como Representante Estudantil do Centro de Ciências Biológicas de da Saúde (CCBS), compondo a Câmara de Assuntos Gerais no CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade da Amazônia. A indicação foi feita pela comissão eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da UNAMA (DCE), visto que o mesmo está de recesso até as eleições. Além de mim, foram indicados como representantes membros integrantes de outros Centros Acadêmicos ativos, como o CARI, de Relações Internacionais.

O que é o CONSEPE e como funciona?

O CONSEPE é um dos Conselhos da UNAMA que discute os assuntos acadêmicos relacionados às questões de ensino, pesquisa e extensão, por meio de projetos enviados pelos conselhos de cada centro. Antes que alguma mudança nesses três aspectos sejam efetivadas, elas passam pelos Conselho dos Centros, depois são encaminhadas para parecer perante as câmaras do CONSEPE e então são levadas à discussão nas reuniões do conselho.


Assim, o CONSEPE se divide em três câmaras:

1) Câmara de Ensino, que cuidam de assuntos como os projetos pedagógicos dos cursos, planos anuais de ensino, regulamentação do concurso de vestibular, etc;

2) Câmara de Pesquisa e Extensão, que regulamenta projetos de pesquisa e extensão, realiza parceria de pesquisa com outras instituições;

3) Cãmara de Assuntos Gerais, que abordam quaisquer assuntos que não sejam abordadas pelas duas primeiras e que sejam de interesse dos alunos, dos professores e da equipe técnica da UNAMA, assunto que digam mais respeito à organização da universidade também.

Cada câmara se reuni individualmente antes da reunião geral do CONSEPE. Participei apenas da reunião ampliada do CONSEPE, pois a reunião específica ocorreu antes do Ato Especial sair. Se tiver interesse em saber com mais detalhes a função do CONSEPE, veja a resolução que o delimita clicando aqui.

Sobre a reunião do dia 05 de junho de 2014

A pauta da reunião com os materiais e projeto me foram enviados por email dois dias antes da reunião, ou seja, dia 03 de junho, então pude ler a maioria dos materiais e me familiarizar com o conteúdo antes da reunião. A pauta da reunião continha assuntos dos interesses dos mais variados cursos (confira a mesma aqui.), os mais interessantes para o CCBS, para a psicologia e aos alunos em geral foram os seguintes:

1) Projeto Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão intitulado "Laboratório de Experimentos ambientais da UNAMA": esse projeto tem parceria com a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) consiste na instalação de um laboratório da UNAMA no Parque Ecológico do Município de Belém (PEMBel), estabelece como participantes os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Pedagogia e Engenharia Sanitária e Ambiental. O projeto promete abrir vagas de extensão a dois bolsistas desses cursos para serem monitores do laboratório.
2) Proposta de Regulação das Políticas de Atendimento aos Estudantes: esse documento discorre sobre os objetivos e as atribuições dos programas dispostos para uso dos alunos: FIES, PROUNI, Programas de Monitoria, Iniciação Cientifica, Extensão, Estágio Não Obrigatório, Programa Complementar de Formação Acadêmica, Programa de formação continuada e acompanhamento da carreira profissional dos egressos, Organização Estudantil, Programa de internacionalização e integração na universidade, Programa de Inclusão na educação superior. O grande destaque da proposta é estabelecer objetivos gerais e específicos a todos esses programas, de forma que possam ser melhor efetivados.

3) Proposta de Reformulação do Regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA: esse é MUITO interesse para a luta estudantil, tipo ESSENCIAL. A  partir dessa proposta, os alunos possuem direito à representação estudantil na comissão de avaliação da universidade, serão 03 membros serão alunos, que serão indicados pelos DCE para discutir o que precisa ser melhorado na universidade, também será composto de 03 vagas para professores, indicados pelo Pró-Reitor de Ensino, 03 integrantes do corpo técnico-administrativo, indicados pela Diretoria Administrativa; e 03 membros sem vínculo empregatício com a UNAMA, sendo que um desses será ex aluno, indicados pela Reitora.

Por enquanto é isso, o CONSEPE se reuni duas vezes por semestre, então próxima reunião será só semestre que vem.

P.S.:  Se quiserem mais informações ou ler os projetos completos, posso passá-las pelo facebook do CAPSI. E se após lerem a pauta da reunião, quiserem que eu comente sobre alguns dos outros assuntos, podem pedir :)

Nota de Repúdio 12.05.2014


NOTA DE REPÚDIO.

Esta é uma nota de repúdio, do Centro Acadêmico de Psicologia, relacionada a uma queixa recebida por um dos alunos do curso. O livro que se encontra na biblioteca central com o titulo "Piaget e Vygotsky: novas considerações para debate", voltado para alunos de Psicologia e Pedagogia. Em um dos exemplares, na pagina 73, existe uma declaração racista "todos os pretos deveriam morrer, assinado maluc@s".




Tratando-se de direitos humanos, pode-se assegurar que o assunto é sempre abordado nas salas de aula de nosso curso, pois, independente de qualquer abordagem teórica, para se trabalhar com o humano é preciso respeito à sua dignidade e suas diferenças, além de promoção de saúde e eliminação de formas de opressão. Isso está assegurado no código de ética do psicólogo: 

"II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão" (CFP, 2005, p 7).
E é claro, sendo vedado qualquer ato que contrapunha tal paragrafo:
"Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;" (CFP, 2005, p 7).
Respeitar direitos de qualquer ser humano é levar em conta a história da sociedade que ele se encontra e qual o seu papel nela. Voltar-se a ações contra minorias que sofreram e tem sofrido todas as formas de humilhação e violência é ignorar o seu papel como agente que tem como objetivo proporcionar o bem – estar e melhorar a sociedade tendo como base a ciência. Reproduzindo preconceitos históricos que tem o mesmo grau de nocividade mesmo que em formas de "brincadeiras" é um retrocesso para a profissão e para a sociedade e geral.
O centro acadêmico considera esse tipo de ação como sendo totalmente contra aquilo que a profissão de psicólogo tem por objetivo e considera tal ato vergonhoso para nós estudantes e também para a UNAMA.

Por Paulo Roberto Costa da Silva